Digital signage (MDOOH)

Experiência do consumidor e digital signage

Vivemos em um novo momento no mundo, cuja tecnologia e ambiente digital são cada vez mais influentes e, com isso, a percepção do consumidor e sua forma de comprar mudou.

O consumo foi um dos principais atingidos com a revolução digital. Afinal, as compras pela internet se tornaram uma realidade consolidada.

Segundo dados de uma pesquisa sobre perfil do consumidor on-line divulgada pelo PayPal em parceria com a Ipsos, em setembro de 2018, as compras on-line ultrapassaram os R$ 166,2 bilhões no Brasil entre março de 2017 e março de 2018.

Ou seja, a venda física em um PDV (ponto de venda) se torna, a cada dia, um desafio maior e como consequência, a experiência do consumidor passa a ser protagonista e até fator de decisão de compra.

É justamente nesse aspecto que o digital signage surge como potencial aliado capaz de fazer a diferença.

O digital signage elevando a experiência do consumidor

No decorrer de nosso dia, interagimos com telas com muita frequência, sejam elas do nosso smartphone, computador, televisão, telas nos meios de transporte ao ir trabalhar ou em shoppings durante um passeio com a família.

O fato é que as telas se tornaram uma experiência quase natural para nós, uma vez que esse é um dos principais meios pelo qual nos relacionamos com o mundo.

E por que não instalar telas de sinalização digital em pontos estratégicos?

Como exemplo de transformação da experiência do consumidor, podemos citar telas digitais instaladas em hotéis para dar boas-vindas aos hóspedes e ajudá-los a realizar o check-in ou mesmo dar informações básicas sobre o estabelecimento ou até mesmo turismo da cidade.

O resultado contribui, também, na agilidade do atendimento, diminuindo filas e esperas.

Além disso, as telas estimulam os clientes a compartilharem suas experiências no hotel por meio das redes sociais, gerando publicidade instantânea.

A espera em filas no ponto de venda pode causar uma péssima impressão e levar, algumas vezes, à desistência da compra.

Com a sinalização digital é possível transformar essa experiência, veiculando conteúdos relevantes e de qualidade, que podem intercalar com mensagens publicitárias, por exemplo, aos que estão nas filas.

O resultado é uma diminuição da sensação de espera e, assim, dos riscos de seus clientes terem uma impressão negativa.

Além disso, sendo as pessoas impactadas pelos produtos anunciados enquanto estão no PDV aumentam a possibilidade de compra.

Segundo dados da Digital Screen Media Association, um em cada cinco consumidores se dizem    impactados pelas telas quando vão às compras.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que, de acordo com a FedEx, em pesquisa divulgada em 2012, 68% dos clientes associam a qualidade da sinalização digital da loja com a qualidade dos produtos.

Assim, as telas digitais não apenas informam como agregam valor a seu negócio e ajudam a conquistar clientes.

Com uma boa estratégia de digital signage é possível transformar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.

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Até a próxima!

 

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