Digital signage (MDOOH)

Quais os tipos de mobiliário urbano para digital signage?

O mobiliário urbano, além de promover conforto à população, também é uma mina de ouro para a publicidade e sinalização digital.

Chama-se de mobiliário urbano estruturas e equipamentos criados para beneficiar a população, como os pontos de ônibus com coberturas e bancos, relógios digitais, placas direcionais totens etc. Saiba mais!

Esses elementos, que frequentemente estão em nosso caminho, além de facilitar a vida da população, passaram a ser vistos como um verdadeiro tesouro para a publicidade e marketing.

Isso por causa da grande visibilidade que os mobiliários urbanos possuem, já que, na maioria das vezes, estão instalados em localizações privilegiadas em que o fluxo de pessoas é alto.

Mas, para aproveitar ao máximo esse potencial para a criação de campanhas de sucesso, é essencial que a campanha publicitária e o conteúdo do digital signage (sinalização digital) se alinhe à proposta do mobiliário urbano.

Desse modo, a informação pode ser absorvida pelo público de forma subliminar e constituir imaginário coletivo. Quer saber mais sobre os tipos de MUB? Continue lendo este texto!

Os 4 principais tipos de mobiliário urbano para MDOOH

Mobiliário urbano é o termo usado para designar objetos, estruturas e equipamentos instalados em ruas e estradas. Entre os mais usados para a inclusão de digital signage estão:

1 – Relógio de rua

Além de exibirem as horas e serem termômetros digitais,transmitem informações relevantes à população, como a previsão do tempo, qualidade do ar e, em alguns casos, a situação do trânsito.

Esses relógios possuem um espaço reservado para anunciantes. A exposição é 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A estrutura pode servir tanto para anúncios estáticos quanto dinâmicos. Como as pessoas estão sempre de passagem por esse mobiliário urbano, as mensagens devem ser objetivas e atraentes para o interlocutor.

2 – Ponto de ônibus

Cerca de 65% da população utiliza o transporte público para se locomover. Os pontos ou paradas de ônibus são pensados para que os usuários do transporte coletivo esperem com maior conforto.

O abrigo protege do sol e da chuva e pode ser usado em toda a sua extensão para a publicidade, inclusive os bancos.

Esta também é uma propaganda que é exposta 24 horas por dia e que atinge muitas pessoas. Além das pessoas que esperam pelo ônibus, há ainda os pedestres, motoristas e passageiros que vão avistar a publicidade durante seu trajeto.

A sinalização digital pode ser usada de forma dinâmica e até mesmo interativa, com o uso de totens com touch screen ou integrado ao smartphone, como, por exemplo, com o uso de pelo QR Code.

3 – Totem digital

Esse mobiliário urbano é instalado em espaços de grande circulação para a transmissão de conteúdos publicitários e/ou informativos, o mais comum é a instalação nos pontos de ônibus.

O totem pode ser adaptado conforme as circunstâncias, como a adaptação de touch screen e outros recursos para a interação direta com o público.

Ao longo da orla da praia de Copacabana, em um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, por exemplo, há diversos totens que exibem informações do clima, publicidades, dicas de lazer, gastronomia, passeios etc.

Além disso, os turistas podem fazer uma foto no local e enviar diretamente para o seu e-mail.

4- Bancas de jornais

As bancas de jornais completam o time de MUB.

Podendo exibir anúncios estáticos ou digitais, possui um formato diferente dos demais, tanto em estrutura, quanto em aproximação com o público, isto porque o público impactado por este tipo de veículo são mais regionais, possibilitando a interação com pontos de vendas locais.

Por que investir em sinalização digital em mobiliários urbanos?

O digital signage é uma ferramenta pensada especialmente para a propagação de mensagens tanto informativas como quanto publicitárias.

Segundo uma estatística sobre sinalização digital, 60% das pessoas afirmaram que ele desperta atenção. Essa porcentagem é maior quando comparado a qualquer outro meio de comunicação.

Valorização da marca

Com a infinidade de distrações nas ruas e estabelecimentos, é normal que algumas informações passem despercebidas pelo público.

No entanto, considerando a alta visibilidade e dinamicidade, os veículos de MUB conseguem atrair a atenção dos espectadores, além de reiterar o branding e promover a marca.

Possibilidade de segmentação

O digital signage em MUB, apesar de ser um veículo midiático para massa e contar com um grande fluxo de pessoas, permite uma segmentação de perfil de público pela região demográfica.

Melhora a experiência

A sinalização digital no mobiliário urbano faz com que a experiência não somente da espera, mas de interação com o ambiente, seja mais agradável.

Dessa forma, qualquer espera fica mais leve para o consumidor, que vai sempre lembrar dos anúncios que serviram como entretenimento.

Grande poder de atração

O colorido das imagens os conteúdos pensados para o público e a interatividade que a tecnologia permite, fazem com que as pessoas se sintam atraídas pela sinalização digital.

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