Digital signage (MDOOH)

A importância da comunicação Digital em hospitais perante à crises, como Covid-19

Estamos enfrentando uma das crises mais difíceis do século e um dos momentos mais complicados da saúde pública.

A crise mundial pandêmica do Coronavírus, já afetou mais de 182 países e territórios, devido à rápida forma de propagação (um simples contato físico, como aperto de mão) e o desconhecimento de medicamentos que podem combater a doença. No Brasil, há milhares de casos registrados.

Diante desse cenário, as organizações precisam se preocupar com o bem estar comum e unir suas forças com a população (colaboradores, clientes e sociedade) para barrar o avanço do vírus.

Com isso, um dos ativos mais valorosos e importantes é a informação, afinal, as estratégias que serão adotadas para se comunicar com seu público serão definidas a partir dela, e seu resultado é o que determinará a reputação da sua companhia.

Ademais, as informações que são direcionadas ao público (sobre comportamentos e medidas recomendadas, por exemplo) causam efeitos positivos para a superação deste momento, considerando que a disseminação das informações é tão rápida quanto a um vírus.

A importância da comunicação em setores da saúde

Como comentamos, a informação repercute na sua marca. Mas, você já parou para pensar de que modo isso ocorre?

Por exemplo, o tempo de espera do paciente para ser atendido em um hospital pode ser diretamente afetado com uma notícia ou ausência de uma. E, considerando os fatos de que estamos em um momento de pandemia e o paciente já está fragilizado, a forma que o hospital se comunicará com ele ganhará ainda mais fatores que influenciam na relação paciente-hospital.

É válido dizer que: se o ambiente e seus elementos comunicativos forem positivos, os sentimentos de confiança e satisfação serão automaticamente gerados e interligados à instituição.

Por isso, manter os funcionários, pacientes, familiares e acompanhantes atualizados, a par das situações, das medidas e procedimentos utilizados pelo hospital/clínica é primordial para propiciar e fomentar uma boa relação.

Comunicação digital

Mas, como transmitir essas informações adequadamente? Como criar um diálogo com o público em meio à crise? Confira a seguir!

Para gerar esse tipo de interação com o público, é necessário entender que existem duas opções de veículos midiáticos que farão a emissão da mensagem:

  • Estático, responsável pela divulgação de informações e imagens por meio de folhetos, banners e faixas impressas.
  • Digital, incumbido de transmitir mídias informativas em telas digitais.

Na perspectiva dessa pandemia, é necessário entender que o volume de dados e informações é muito alto e constante, pois estamos diante de uma situação ainda desconhecida e que está gerando novas pesquisas.

Por isso, a comunicação precisa ser rápida e atual.

Ainda mais no caso de empresas da área da saúde, em que esse fator impacta diretamente na demanda de atendimento, e, portanto, no resultado.

O que é um ponto positivo para a comunicação digital, já que seu DNA é dinâmico e dispõe de um formato que permite a rápida programação, exibição e atualização de mídias, por meio de um software para a gestão de conteúdos.

E, além disso, essa tecnologia propicia uma exibição mais atrativa e engajadora, por distribuir  conteúdos nos formatos de fotos, vídeos e gifs.

Alguns benefícios que podemos citar são:

  1. Informar as demandas do dia aos funcionários, bem como os fatos ocorridos, avisos e dados relevantes, a fim de integrar o time ao propósito da marca e mantê-los atualizados;
  2. Indicar quais são os locais de espera, setores de atendimento e salas de consultório para os pacientes e acompanhantes;
  3. Transmitir avisos instantâneos como: troca de turno, horários para atendimento, manutenções, mudanças de procedimentos, entre outros;
  4. Exibir dicas de saúde e prevenção;
  5. Divulgar as medidas que estão sendo tomadas, pelas equipes e a própria instituição, a fim de evitar a propagação do vírus;
  6. Amenizar a percepção do tempo de espera, ao exibir conteúdos (fotos, vídeos e mensagens) que entretém o público;

Quer saber mais vantagens? Clique aqui.

Com o digital as empresas do setor de saúde dispõem de um canal exclusivo para facilitar a comunicação com seu público em meio a momentos difíceis, como uma pandemia.

 

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