Apresentar uma comunicação eficiente é um desafio para muitas empresas. E a TV corporativa pode ser a solução!
As ferramentas escolhidas para a comunicação interna vão funcionar como uma forma de diálogo, um elo entre os colaboradores e a empresa.
Nesse sentido, a TV corporativa se configura como uma excelente opção, seja para complementar ou centralizar a comunicação interna.
Esse canal funciona a partir de telas, expostas em locais estratégicos da organização.
Por que minha empresa precisa de TV corporativa?
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Eficiência para a absorção de informação
A comunicação visual é certamente mais envolvente e impactante do que outros tipos, como a textual, por exemplo.
Pesquisas apontam que, ao ver ou ouvir algo, as pessoas possuem, aproximadamente, 50% de chance de absorver o conteúdo.
Em contrapartida, a média de absorção em uma leitura (escrita) não passa de 10%.
Essa teoria pode ser analisada a partir da pirâmide de aprendizagem (thelearningpyramid), desenvolvida pelo psiquiatra americano William Glasser.
Assim, ao se aderir a TV corporativa em uma empresa, a perspectiva de ter uma comunicação eficiente e se fazer entender serão muito maiores.
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Integração das equipes
Se você tem uma empresa com mais de uma filial, a TV corporativa é uma forma de unificar os colaboradores e fazer com que todos se sintam integrados e gere engajamento.
Isso porque o formato de conteúdo facilita e descomplica a distribuição das informações, além de permitir a transmissão em tempo real.
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Utilização em treinamentos
Capacitar a equipe é uma forma de valorizar os colaboradores e mostrar que a empresa se importa com o crescimento deles.
Com efeito, disponibilizar profissionais para ministrar cursos, palestras e treinamentos, muitas vezes, resulta em altos custos.
Esses gastos serão ainda maiores se a empresa tiver várias filiais.
Por isso, a tv corporativa surge como uma alternativa para a empresa oferecer cursos, treinamentos e palestras a todos os colaboradores de forma simultânea, até mesmo na modalidade de ensino à distância (EAD).
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Simplicidade para a geração de conteúdo
A TV corporativa parece complicada mas, depois de instalada e com o software de gestão de conteúdo ideal, é muito simples criar um canal informativo e institucional.
A equipe de comunicação pode definir uma periodicidade para planejar os conteúdos ou então terceirizar o serviço com agências de comunicação ou produtoras de vídeo.
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Forma de expor a cultura organizacional da empresa
Ter essa solução em sua empresa é uma das formas de valorizar a cultura organizacional, algo que hoje em dia costuma ser muito importante.
Entende-se por cultura organizacional o conjunto de valores, crenças, normas e objetivos adotados por uma empresa.
Para se sentirem engajados e motivados, os colaboradores precisam estar inclusos na cultura organizacional.
Assim, a TV corporativa é uma forma eficiente de expor aos funcionários, parceiros de trabalho e clientes a história da empresa, sua missão, objetivos, trabalhos realizados, entre outras informações relevantes.
Essa é, também, uma maneira de reforçar a identidade da empresa, tanto para o público interno quanto para o externo.
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Ferramenta sustentável
Os consumidores vem mostrando que preferem empresas que se preocupam com o meio ambiente, ou seja, que possuem o selo de sustentabilidade.
Segundo estudo internacional realizado pela Europanel, cerca de 35% dos consumidores têm preferência por empresas que se preocupam com questões ambientais e sociais.
Com a TV corporativa, não há desperdício de materiais como acontece, por exemplo, com folhetos e informativos, dentre outros formatos nos quaisocorrem ouso e o descarte de papéis.
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Possibilidade de acesso em qualquer lugar
Para publicar um anúncio emergencial ou controlar o conteúdo de todas as unidades remotamente, o colaborador não precisa, necessariamente, estar na empresa para acessar o software da TV corporativa.
Ele consegue fazer isso de qualquer lugar, a partir de um smartphone ou computador com acesso à internet.
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Integração com mídias sociais e intranet
Há, também, como integrar a TV corporativa às redes sociais da empresa, facilitando o alcance do conteúdo e proporcionando interações diretas.
Outro ponto considerável é a integração do feed de notícias intranet com a TV Corporativa. Esse mecanismo possibilita a exibição dos conteúdos nos displays e a rápida assimilação, sem a dependência dos colaboradores acessarem a intranet para obter as informações.
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Distribuição de conteúdo segmentada
O conteúdo a ser exibido na TV corporativa tem a possibilidade de ser segmentado de acordo com a estratégia de comunicação da empresa.
Por exemplo: criar conteúdo de entretenimento para os colaboradores que estão na sala de descanso, a fim de proporcionar lazer ou, conteúdo institucional para os clientes que aguardam serem atendidos na recepção para amenizar a percepção do tempo de espera, ou ainda, apresentar KPI’s para o departamento de vendas metrificar estratégias.
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Agilidade na veiculação das mensagens
A TV corporativa permite que as informações sejam passadas com muita rapidez, fator perfeito para comunicados urgentes e gerenciamento de crise.
Dessa forma, a comunicação com o público interno se torna mais ágil e um problema tem a possibilidade de ser resolvido antes que se torne mais complicado.
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