Tudo sobre métricas

Métricas – O que são e por que precisamos delas?

Números, os dados mais importantes para qualquer empresa. Tudo precisa ser mensurado.

E saber se determinada estratégia de marketing está funcionando é fundamental. Por esse motivo, o marketing, hoje, se baseia no que chamamos de métricas.

O que são métricas?

Métricas são um conjunto de dados que apontam o quanto de retorno de investimento determinada campanha está fornecendo. Isso quer dizer que se eu invisto, eu devo ter um retorno financeiro positivo, caso contrário, devo mudar de estratégia.

Hoje o marketing está muito mais presente no on-line do que no off-line, ou seja, o mais comum é que as marcas foquem os seus esforços nas redes sociais, sites e e-mails do que em banners, propagandas de TV ou outdoors.

Um dos principais fatores é porque todas as ações que fazemos on-line são mensuráveis pelas métricas, como por exemplo:

  • Quantas interações determinada publicação teve no Facebook;
  • Quantas visitas o site conseguiu em determinado dia;
  • Quantos destinatários abriram o e-mail que foi enviado.

Tendo isso em mente, percebemos que, para a mídia out of home, também há a necessidade de mensurar o resultado das campanhas e, para isso, podemos utilizar o que chamamos de Wi-Fi Tracker.

O que é o Wi-Fi Tracker?

Você anda de carro com o Wi-Fi do celular ligado? Já percebeu que o seu celular detecta uma rede Wi-Fi a cada esquina?

Nós estamos cobertos por redes Wi-Fi por todos os lugares que passamos e, já há algum tempo, foi desenvolvida uma tecnologia chamada Wi-Fi Tracker, um pequeno aparelho de funcionalidades grandiosas.

Com o Wi-Fi Tracker é possível detectar informações LOCAIS, ou seja, formar um banco de métricas para o marketing off-line!

Em uma loja, por exemplo, podemos detectar informações dos visitantes, tais como:

  • Quantas pessoas visitaram a loja entre as 12h e 15h;
  • Qual o gênero da maioria dos visitantes;
  • Quanto tempo permaneceram na loja;
  • Qual a faixa etária.

Essa pode ser uma ideia que vai mudar completamente a forma como vemos o marketing hoje. E não precisa ficar ligado em um estabelecimento específico.

Um exemplo prático seria até mesmo em uma tela de mídia digital out of home posicionada em um ponto de ônibus. Além de essa mídia ser interativa, podemos mensurar exatamente quantas pessoas essa mídia atingiu.

Ter esses dados em mãos, analisá-los e redistribuir as suas estratégias de forma mais assertiva é o que fará a sua marca ser melhor que a concorrência. E é por esse motivo que a sua empresa DEVE trabalhar com métricas, sejam elas on-line ou off-line.

Para saber mais sobre o Wi-Fi Tracker, MDOOH, estratégias de marketing, possíveis (e prováveis) soluções tecnológicas para a sua marca, acompanhe o nosso blog! Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato no telefone (011) 3254-7660 e no e-mail: contato@inviron.com.br.

Até o próximo post!

Postado por: Inviron | www.inviron.com.br

Deixe uma resposta

ENTRE EM CONTATO