Digital signage (MDOOH)

10 razões para uma empresa investir em um canal de TV corporativa

Apresentar uma comunicação eficiente é um desafio para muitas empresas.

As ferramentas escolhidas para a comunicação interna vão funcionar como uma forma de diálogo, um elo entre os colaboradores e a empresa.

Nesse sentido, a TV corporativa se configura como uma excelente opção, seja para complementar ou centralizar a comunicação interna.

Esse canal funciona a partir de telas, expostas em locais estratégicos da organização.

Por que minha empresa precisa de TV corporativa?

 

  • Eficiência para a absorção de informação

A comunicação visual é certamente mais envolvente e impactante do que outros tipos, como a textual, por exemplo.

Pesquisas apontam que, ao ver ou ouvir algo, as pessoas possuem, aproximadamente, 50% de chance de absorver o conteúdo.

Em contrapartida, a média de absorção em uma leitura (escrita) não passa de 10%.

Essa teoria pode ser analisada a partir da pirâmide de aprendizagem (thelearningpyramid), desenvolvida pelo psiquiatra americano William Glasser.

Assim, ao se aderir a TV corporativa em uma empresa, a perspectiva de ter uma comunicação eficiente e se fazer entender serão muito maiores.

  • Integração das equipes

Se você tem uma empresa com mais de uma filial, a TV corporativa é uma forma de unificar os colaboradores e fazer com que todos se sintam integrados e gere engajamento.

Isso porque o mesmo conteúdo é disponibilizado a todos de forma fácil e descomplicado, além de poder ser transmitido em tempo real.

  • Pode ser usada para treinamentos

Capacitar a equipe é uma forma de valorizar os colaboradores e mostrar que a empresa se importa com o crescimento deles.

Com efeito, disponibilizar profissionais para ministrar cursos, palestras e treinamentos, muitas vezes, resulta em altos custos.

Esses gastos serão ainda maiores se a empresa tiver várias filiais.

Além disso, a TV corporativa também pode ser usada para cursos, treinamentos e palestras na modalidade de ensino à distância (EAD), na qual possibilita o acesso de forma simultânea a todos os colaboradores.

  • Simplicidade para a geração de conteúdo

A TV corporativa parece complicada mas, depois de instalada e com o software de gestão de conteúdo ideal, é muito simples criar um canal informativo e institucional.

Os conteúdos podem ser planejados de forma periódica pela equipe de comunicação ou serem terceirizados com agências de comunicação e produtoras de vídeo.

  • Forma de expor a cultura organizacional da empresa

A valorização da cultura organizacional é considerada como uma das principais razões para se ter uma TV corporativa.

Entende-se por cultura organizacional o conjunto de valores, crenças, normas e objetivos adotados por uma empresa.

Para se sentirem engajados e motivados, os colaboradores precisam estar inclusos na cultura organizacional.

Assim, a TV corporativa é uma forma eficiente de expor aos funcionários, parceiros de trabalho e clientes a história da empresa, sua missão, objetivos, trabalhos realizados, entre outras informações relevantes.

Essa é, também, uma maneira de reforçar a identidade da empresa, tanto para o público interno quanto para o externo.

  • Ferramenta sustentável

A sustentabilidade tem sido muito valorizada pelas empresas e por consumidores que mostram preferência por negócios que possuem preocupações socioambientais.

Segundo estudo internacional realizado pela Europanel, cerca de 35% dos consumidores têm preferência por empresas que se preocupam com questões ambientais e sociais.

Com a TV corporativa, não há desperdício de materiais como acontece, por exemplo, com folhetos e informativos, dentre outros formatos nos quaisocorrem ouso e o descarte de papéis.

  • Possibilidade de acesso em qualquer lugar

Para publicar um anúncio emergencial ou controlar o conteúdo de todas as unidades remotamente, o colaborador não precisa, necessariamente, estar na empresa para acessar o software da TV corporativa.

Isso porque ele pode ser acessado de qualquer lugar, a partir de um smartphone ou de um computador com internet.

  • Pode ser integrada com as mídias sociais e a intranet

Há, também, como integrar a TV corporativa às redes sociais da empresa, facilitando o alcance do conteúdo e proporcionando interações diretas.

Outro ponto considerável é a integração do feed de notícias intranet com a TV Corporativa. Esse mecanismo possibilita a exibição dos conteúdos nos displays e a rápida assimilação, sem a dependência dos colaboradores acessarem a intranet para obter as informações.

  • A distribuição de conteúdo pode ser segmentada

O conteúdo a ser exibido na TV corporativa tem a possibilidade de ser segmentado de acordo com a estratégia de comunicação da empresa.

Por exemplo: criar conteúdo de entretenimento para os colaboradores que estão na sala de descanso, a fim de proporcionar lazer ou, conteúdo institucional para os clientes que aguardam serem atendidos na recepção para amenizar a percepção do tempo de espera, ou ainda, apresentar KPI’s para o departamento de vendas metrificar estratégias.

  • Agilidade na veiculação das mensagens

A TV corporativa permite que as informações sejam passadas com muita rapidez, fator perfeito para comunicados urgentes e gerenciamento de crise.

Dessa forma, a comunicação com o público interno se torna mais ágil e um problema tem a possibilidade de ser resolvido antes que se torne mais complicado.

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