Estratégias de marketing

Estratégias de engajamento na comunicação interna

As campanhas de marketing são sempre idealizadas para alcançar um público com perfil determinado por estudos, análises e muita pesquisa. 

Mesmo que as ações sejam direcionadas ao consumidor, seja de um produto ou de um serviço, a empresa também precisa pensar em como engajar seus próprios colaboradores.

Não é tão simples despertar a atenção de funcionários a se interessarem nas ações corporativas. Esse trabalho exige um bom plano, muita criatividade e bastante perseverança.

Segundo Kevin Kruse (professor americano de história na Universidade de Princeton), engajamento dos colaboradores é o comprometimento de afeto que um funcionário tem com a empresa na qual trabalha. 

Isso concluiu que, em grande parte, um trabalhador não realiza suas tarefas apenas pelo salário ou por obrigatoriedade. Um colaborador, quando está ligado afetivamente à empresa, ele direciona seus esforços ao trabalho de forma natural e sincera.

É certo, então, afirmar que quando há o engajamento da equipe, a cultura da organização é fortalecida e o resultado é um funcionário estimulado e feliz. 

Comunicação interna e TV corporativa

Há várias formas de chamar a atenção de um colaborador. Uma delas é a comunicação interna feita por meio da TV corporativa. 

E é justamente por ser muito interativa que essa forma de comunicação faz toda a diferença. 

Quem desenvolve e implementa as campanhas, de acordo com as regras da empresa, é o grupo de comunicadores, já experientes em promover e aumentar a participação dos funcionários. 

Estratégia de engajamento

O projeto, desde o seu início até sua execução, requer muitas análises. Não é só o conteúdo da TV que importa. A proximidade que ela terá com todos também é fundamental. 

Uma repercussão positiva somente se dará se a estratégia for eficaz. Em razão disso é vital que alguns pontos sejam considerados:

  1. Detectar o tipo de conteúdo que é mais atraente e apropriado para o canal de comunicação;
  2. Além de conhecer o perfil do público, é necessário se familiarizar com sua linguagem;
  3. A instalação das telas deve ser feita em locais táticos;
  4. Considerar o tempo de permanência no local para transmitir conteúdos que se adequem a este;
  5. Manter as informações sempre atualizadas;
  6. Receber feedbacks sobre o tipo de conteúdo exibido.

 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Gallup Poll – empresa de pesquisa norte-americana-, somente 30% da equipe é participativa.

Para modificar esse número, empresas mais modernas têm migrado sua comunicação interna dos antigos modelos para os mais inovadores. E a TV corporativa vem ganhando cada vez mais espaço entre as gerações X e Y, principalmente devido à necessidade de mudanças na cultura organizacional de modo que não haja conflitos entre gerações que se encontram em um mesmo ambiente de trabalho. 

Se você quer implantar um canal corporativo em sua organização visando o aumento de engajamento com seus colaboradores a Inviron pode te ajudar.

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