Estratégias de marketing

Como a TV corporativa pode contribuir para a inovação do seu mercado?

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Empresas de todos os ramos estão aderindo a um canal institucional como forma de otimizar a comunicação com seus públicos-alvo. Neste texto vamos falar como a TV corporativa contribui e traz inovações para o mercado.

Se antes era uma exclusividade de grandes corporações, atualmente, graças aos avanços tecnológicos, essa ferramenta de comunicação empresarial se tornou acessível para a grande maioria das empresas, independente do ramo de atuação e do porte.

Assim, a TV corporativa funciona como:

  • Um canal de comunicação que visa maior integração entre colaboradores e equipes de trabalho;
  • Auxílio para o setor de recursos humanos no que diz respeito ao treinamento de pessoal;
  • Parte da estratégia de endomarketing (marketing interno);
  • Canal de comunicação com clientes, colaboradores e funcionários.

Como a TV corporativa inova o mercado?

Com a TV Corporativa, sua empresa ganha um veículo poderoso para a divulgação de produtos, serviços, conceitos e marcas. Tudo isso com facilidade de acesso e mobilidade que outras mídias não possuem.

A instalação e a manutenção da TV institucional possuem um custo considerado baixo. Isso porque não há a necessidade de a empresa ter uma estrutura sofisticada para abrigar o sistema. Além disso, o gerenciamento de conteúdo é bastante simples.

Outro fator positivo é o de que essa mídia pode ser pensada de forma a reforçar a identidade visual corporativa do seu negócio. 

Os vídeos exibidos estarão sempre ligados às áreas de atuação da empresa, serviços e produtos oferecidos. É essencial que o conteúdo esteja alinhado com aquilo que a organização é e deseja passar para o seu público.

Assim, os temas exibidos devem ser planejados para que clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores se sintam contemplados com uma programação de qualidade. Para uma comunicação eficiente e inovadora, deve-se conhecer a fundo os públicos que se deseja envolver e engajar.

Há, ainda, a possibilidade de segmentação do conteúdo, o que permite que públicos com perfis diferenciados sejam atingidos.

A TV corporativa para políticas de recursos humanos

Para a gestão de pessoas e recursos humanos, a TV corporativa substitui os murais de avisos, considerados obsoletos. A grande vantagem de um canal institucional é a transmissão de informações em tempo real.

Em relação a treinamento, cursos e palestras, as possibilidades de uso da TV corporativa são diversas. O canal pode funcionar, por exemplo, como uma plataforma para capacitação on-line, promovendo maior desenvolvimento aos colaboradores com redução de custos ao empregador.

Vale ressaltar que as capacitações e treinamentos são importantes no que diz respeito à preparação de líderes e colaboradores, os porta-vozes da organização, isto é, falam da empresa e repassam informações para o público externo.

O endomarketing com a TV corporativa

Além de ser muito eficiente para a comunicação com clientes e fornecedores, a TV corporativa também é um elemento bastante interessante para o endomarketing, ou seja, para as estratégias de marketing institucional pensadas para o público interno da empresa.

O endomarketing considera que os trabalhadores são o que as empresas possuem de mais importante. Assim, é preciso que se desenvolva diversas ações de modo a incluir a comunicação interna, eventos e políticas de benefícios e incentivos na programação.

Como uma boa comunicação aumenta a produtividade de sua empresa?

É inegável que melhorar o desempenho dos colaboradores é o desejo de muitos gestores. Uma das formas mais eficientes de se ter resultados otimizados sem impactar nos custos é investir na comunicação do ambiente de trabalho.

A TV institucional é eficiente no que diz respeito à inovação do mercado e para promover maior integração entre as equipes de trabalho.

Entretanto, otimizar a comunicação e, em consequência disso, aumentar a produtividade ainda é um grande desafio, pois não é raro os gestores desconhecerem o potencial de uma boa comunicação para causar mudanças positivas nas rotinas de trabalho.

Além disso, a comunicação em ambientes de trabalho também é um desafio por conta da diversidade de perfis e diferentes funções que as pessoas exercem.

A TV corporativa traz inovações para o mercado, pois as ferramentas de comunicação ajudam na criação de um ambiente organizacional positivo no qual se permite a troca de informações.

Nesse sentido, o canal institucional é um tipo de mídia indoor que funciona a partir da inclusão de displays dentro da organização.

O conteúdo exibido por meio de uma conexão com a internet deve ter como objetivoinformar e motivar as pessoas. Ele é pensado não apenas para os colaboradores, mas também para os visitantes da empresa.

Na grade de programação da TV corporativa é possível conter conteúdo com elementos da cultura do negócio, metas a serem atingidas, comunicados, novidades da organização, informações sobre os parceiros e notícias diversas.

Como os momentos de contato com o canal corporativo são, em sua maioria, rápidos, é essencial que a transmissão de cada assunto seja breve, atrativa e interessante para captar a atenção do público.

Para que se tenha os resultados esperados, a programação deve ser pensada de forma estratégica pelo setor de recursos humanos e/ou de comunicação interna da empresa. Contudo, o conteúdo a ser exibido também pode ser terceirizado por produtoras de vídeos e agências de publicidade.

Sabendo os benefícios e as possibilidades de como a TV corporativa contribui para a inovação de mercados, a Inviron atua há mais de 13 anos no mercado e é considerada especialista em sistemas tecnológicos para a distribuição de conteúdos em multiplataformas. 


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