Digital signage (MDOOH)Estratégias de marketing

TV corporativa em empresas varejistas: benefícios e resultados

A comunicação tem sido valorizada como uma forma de aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Neste texto vamos falar sobre a TV corporativa para empresas do setor varejista.

Colocar o funcionário em primeiro lugar é o principal ponto para se ter sucesso em uma empresa, independentemente do ramo.

De acordo com o autor da área de administração de empresas e recursos humanos Idalberto Chiavenatto, no livro “Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas”, os colaboradores devem ser vistos como parceiros das organizações, já que são fornecedores de conhecimentos, habilidades, competências e, o mais importante, a inteligência que permite decisões racionais que possuem significado importante para se atingir os objetivos globais.

Uma empresa que investe somente em ações de marketing para o público externo pode até ter algum retorno, mas, em longo prazo, vai perceber que falta algo.

Isso porque não adianta o cliente ser atraído para a sua loja e encontrar colaboradores de má vontade, despreparados e desmotivados. É um fator negativo para a identidade organizacional.

Não é raro que haja, em setores varejistas, ocorrências consideradas maléficas para qualquer negócio, como alta rotatividade, dificuldade de contratação, desmotivação e falta de liderança.

É aí que entra o endomarketing, ou seja, o marketing feito para o público interno.

A importância do endomarketing para setores varejistas

O endomarketing trabalha ferramentas de marketing para funcionários, visando uma equipe mais engajada e produtiva, além de fortalecer o relacionamento dos colaboradores com a empresa.

Entre as ações desse modelo de comunicação estão o trabalho na comunicação interna, premiação, incentivos e promoção de eventos.

No geral, essas estratégias pensadas especialmente para os colaboradores são de fácil implantação. Contudo, é essencial que se conheça as necessidades dos colaboradores e se respeite os diferentes perfis.

A TV corporativa como estratégia de marketing interno em setores varejistas

Como uma das estratégias de implementação do endomarketing, a TV corporativa é um canal interno de comunicação que funciona a partir de telas instaladas no interior da empresa.

Para o uso da TV corporativa em empresas do setor varejista, as telas (displays) ficam expostas continuamente em lugares estratégicos, ou seja, em espaços que os colaboradores terão acesso.

Isso facilita a comunicação, a qual, em alguns casos, pode ser dificultada para funcionários que trabalham em setores, como estoque, vendas e armazenamento, por exemplo, por não possuírem acesso constante à intranet.

Assim, com um canal corporativo, é possível transmitir comunicados importantes, reforçar normas de higiene e segurança, exibir meta e índices de produção, entre outras informações essenciais para que o trabalho ocorra da melhor forma.

A TV institucional faz com que informações estratégicas que precisam ser repassadas aos colaboradores se tornem mais atrativas e acessíveis.

Como estratégia para melhorar o engajamento, uma das formas de usar a TV corporativa seria para exibir realizações das equipes de trabalho e índices de desempenho, um modo de os gestores mostrarem para os colaboradores que seus esforços são notados e reconhecidos.

O gerenciamento do conteúdo de uma mídia institucional é feito de forma remota e centralizada. Assim, é muito simples de se fazer campanhas para o marketing interno usando esse canal.

Outras vantagens de aderir esse formato de TV são: o baixo custo, as inúmeras maneiras de automação e a possibilidade de segmentação do conteúdo. Ou seja, há como controlar, de forma individual, a programação de cada tela, o que permite fazer campanhas para públicos segmentados.

O canal também pode ser colaborativo e receber material dos colaboradores para ser exibido na grade de programação. Certamente, eles vão se sentir valorizados em ver que a comunicação institucional é uma via de mão dupla na qual eles não apenas recebem informações, mas também são provedores.


Por que investir na TV corporativa para setores varejistas?

 A TV corporativa em empresas do setor varejista se mostra eficiente tanto para fazer a comunicação interna com os colaboradores quanto como um canal de diálogo com o público externo. Isto é, todas as pessoas que não são contratadas pela empresa, mas, ocasionalmente, manifestam interesse por informações sobre ela, como clientes, fornecedores, instituições financeiras e imprensa.

Ter um bom relacionamento com esses grupos é mais do que uma mera formalidade, pois trata-se de uma estratégia de negócio. Assim, é essencial que haja a associação entre a comunicação para o público interno e externo.

Isso porque essa mídia institucional também pode ser usada para expor produtos e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento de varejo, promoções, avisos de horário de funcionamento, entre outras informações de interesse geral.

No contato com o cliente, a TV Corporativa é uma mídia eficiente para o convencimento e fidelização deste, já que o apelo em mídias digitais é, comprovadamente, mais eficaz do que outros tipos de comunicação.

Segundo uma pesquisa do Wyzowl, 72% das empresas afirmam que trabalhar com vídeos aumentou sua taxa de conversão. Por isso, atualmente, é considerado fundamental ter mídias digitais em websites e redes sociais.

a TV corporativa deve ter um conteúdo planejado com foco em atingir os clientes.

Que tal fazer uma receita simples usando produtos que estão à venda no seu estabelecimento? Ensinar dicas de limpeza? Ou até mesmo truques de como utilizar seu  produto?

Nesse sentido, a qualidade do conteúdo será essencial para que haja a fidelização dos clientes a partir da TV corporativa.

Agora que você já sabe sobre os benefícios da TV corporativa em empresas varejistas e a importância de se investir na comunicação para o público interno e externo, conheça os serviços que a Inviron, empresa especialista em sistemas personalizados e exclusivos para atender as necessidades específicas de cada cliente, tem a oferecer.

Os sistemas desenvolvidos pela Inviron são pensados por uma equipe de profissionais altamente capacitados e experientes em diversos tipos de projetos, incluindo soluções para TVs corporativas.

Acesse o site e confira!Ou entre em contato conosco pelo telefone (11) 3254-7660 ou pelo e-mail contato@inviron.com.br. Estaremos prontos para atendê-lo e buscar as melhores soluções para a sua empresa.

 

Deixe uma resposta

ENTRE EM CONTATO