Estratégias de marketing

7 estratégias para usar a TV corporativa

Muitas são as empresas que têm apostado na TV corporativa como forma de implementar e otimizar sua comunicação. Neste texto vamos falar de estratégias para usar esse canal em sua empresa.

De acordo com uma pesquisa da ReelSEO, 96% das organizações utilizam vídeo de alguma forma em suas campanhas de marketing e 73% relataram resultados positivos no retorno sobre investimentos (ROI).

Para incorporar uma TV institucional, assim como qualquer outra mídia, é preciso ter uma estratégia que se extraia o potencial máximo da ferramenta e se atinja o público certo.

Assim, é necessário que se faça um projeto com conteúdo especial de modo a atender a todos os públicos com o objetivo de melhorar a interação entre os colaboradores, tanto entre si quanto para com a empresa. 

O conteúdo é o principal fator para o sucesso da TV corporativa e, para ser eficiente, é importante que seja produzido por uma equipe de comunicação experiente. Isso porque esses profissionais vão saber como otimizar a ferramenta e aproveitar todas as suas probabilidades.

Uma agência de comunicação, ou produtora de vídeos, pode ser terceirizada para o planejamento e a criação de materiais que se alinhem aos objetivos da empresa e demandas dos funcionários.

Entre as opções de programação há entrevistas, reportagens, vídeos institucionais, consultas, informes, cápsulas, entre outros conteúdos que sejam interessantes para quem vai assistir o canal.

Além de um veículo de comunicação com os colaboradores, a TV corporativa também é um meio expressivo para o fortalecimento de sua marca e da identidade institucional.

7 estratégias para usar a TV corporativa digital de forma mais eficiente

 

1. Conheça o público-alvo

Antes de mais nada, é essencial ter informações detalhadas sobre o público (ou públicos) que vai consumir o conteúdo da TV de sua empresa.

Ao definir esse grupo de pessoas, torna-se mais fácil compreender suas demandas e preferências para, assim, montar uma programação adequada. Uma boa dica é realizar pesquisasa partir de questionários virtuais ou presenciais.

 

2. Planejamento de conteúdo

Geralmente, o objetivo principal de um canal corporativo é informar o colaborador. Contudo, esse veículo também pode ser usado para abordagens mais específicas.

Para isso é necessário ter um planejamentode modo aguiar a produção de conteúdo e tornar o desenvolvimento de projetos e a análise de resultados mais fáceis.

Os conteúdos devem ser pensados com base em:

  • Fazer o reforço contínuo dos valores, visão e missão da instituição;
  • Aproximar as lideranças das equipes de trabalho;
  • Potencializar os demais meios de comunicação interna;
  • Fazer a divulgação das áreas e suas respectivas responsabilidades;
  • Buscar o alinhamento dos colaboradores com a estratégia do negócio;
  • Fazer o fortalecimento diário da cultura organizacional.

A programação também irá traçar objetivos envolvendo os colaboradores, como:

  • Desenvolver uma comunicação humanizada;
  • Prestigiar os colaboradores;
  • Ser uma forma de dar voz para o público interno;
  • Alcançar todos os colaboradores, mesmo aqueles que não possuem acesso a computadores.

 

3. Organização da grade de programação

Entre as principais estratégias para usar a TV corporativa com eficiência está a organização da grade de programação.

Após as etapas 1 e 2 concluídas, é preciso montar o conteúdo a ser transmitido de forma interessante para quem vai assistir.

Uma sugestão eficiente para a grade de programação é ter as editorias principais descritas abaixo:

  • Institucional: conteúdo pensado para passar informações relevantes da empresa aos funcionários;
  • Para os colaboradores: é essencial que os funcionários se vejam na TV e, também, se sintam parte do canal;
  • Conteúdos estratégicos: materiais destinados ao entretenimento ou informação que não necessariamente estejam relacionados à empresa, mas que sejam de interesse comum.

O ideal é que as duas primeiras representem a grande maioria do espaço dedicado.

 

4. Local de instalação 

O objetivo da TV institucional é fazer com que o público-alvo assimile as mensagens dos conteúdos exibidos.

Por isso, as telas precisam estar localizadas em pontos estratégicos dentro da empresa para que todos os colaboradores tenham acesso e estejam envolvidos. 

Isso contribui para que se diminuam ou se eliminem os ruídos de comunicação.

 

5. Faça uso de recursos múltiplos

Além dos displays colocados na empresa, a TV corporativa on-line possibilita, também, a transmissão de conteúdos ao vivo.

Assim, os colaboradores terão acesso, de qualquer lugar, a palestras, treinamentos, workshops, alinhamento de estratégias/metas pelo presidente da empresa, etc.

A programação pode, ainda, ser complementada com avisos urgentes, homenagens aos aniversariantes, vídeos culturais, previsão do tempo, entre outros conteúdos que se avalie recomendável.

 

6. Tempo de programação

É interessante que a TV corporativa possua programação de no mínimo 2 horas.

Não é preciso que toda a programação seja atualizada diariamente. A grade pode contar com vídeos fixos e outros inseridos/retirados semanal ou quinzenalmente.

Os formatos de vídeo mais recomendados são os que tiverem duração entre 2 e 8 minutos, dependendo do local onde a tela estará. Por exemplo, em locais de espera forçada, como salas de recepção, os conteúdos mais longos se encaixam melhor do que para uso em elevador, cujo tempo de espera é bem curto. 

Uma análise feita pelo Social Media Today revelou que 56% dos vídeos publicados on-line possuem menos de 2 minutos. Isso mostra a importância de vídeos curtos e concisos para chamar a atenção do interlocutor.


7. Segmentação das mensagens

Para atender de forma mais específica as equipes de trabalho, é interessante fazer a segmentação de mensagens.

Por exemplo: para os colaboradores que trabalham na fábrica, destinar uma programação com normas de segurança. Já na recepção, fica bem exibir vídeos institucionais e chamadas de boas-vindas aos visitantes.

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