Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: O que é e como está inserida em nosso dia-a-dia?

A inteligência artificial é uma tecnologia onde as máquinas adquirem o conhecimento do comportamento humano, criando, assim, uma inteligência à sua semelhança.

Inteligência Artificial em nosso dia-a-dia

A inteligência artificial (IA) é um tipo de avanço tecnológico em que sistemas simulam uma inteligência semelhante à humana.

A IA permite a programação de comandos específicos para que a máquina possa tomar decisões de forma autônoma, com base em um banco de dados e padrões.

Dessa forma, há a multiplicidade de resolver problemas práticos, simular situações e potencializar a inteligência.

A inteligência artificial tem sido considerada como a quarta revolução digital, já que une tecnologias biológicas, físicas e digitais. Esta convergência incide em mudanças na forma que as empresas e as pessoas se relacionam com a tecnologia, bem com a forma como os dados são agregados e compartilhados e as decisões são tomadas.

A aplicação da inteligência artificial no nosso cotidiano

A I.A está presente em quase todos os lugares; nosso smartphone e computador são exemplos mais claros desse tipo de tecnologia.

O Google é um exemplo de empresa em que todos seus produtos possuem processos de machine learning, isto é, os sistemas aprendem as regras e padrões por conta própria a partir dos dados, e chega a uma tomada de decisão de forma independente.

É a partir dessa tecnologia que o Google Fotos reconhece elementos e o Gmail aperfeiçoa seu filtro de spam.

A IA também está presente em anúncios de marketing personalizados. Certamente você já pesquisou um produto na internet e depois o mesmo, ou semelhantes, apareceram em propagandas durante sua navegação. Isso é possível por causa da coleta de dados que faz com que o sistema identifique uma potencial necessidade sua.

A forma de pagar as coisas também mudou com a inteligência artificial. Atualmente, é possível fazer um pagamento somente aproximando o cartão da máquina, usando o celular para identificar um QR Code ou até mesmo a partir de sistemas precisos para fraudes, como o PayPal, por exemplo.

Na saúde, a contribuição da inteligência artificial é essencial para o avanço e desenvolvimento de tratamentos e formas de prevenção. A IA consegue ajudar na compreensão de fatores que levam a risco de doenças, como a diabete e o câncer por exemplo. A tecnologia também ajuda para a prevenção de doenças mesmo antes de aparecerem os primeiros sintomas.

No ramo empresarial, a inteligência das máquinas pode ser usada de diversas formas, como em análises de métricas para campanhas de marketing, na identificação da reação do público diante de determinado estímulo, em sistemas interativos, métricas para fluxos de pessoas e também na IoT (internet das coisas).

A IoT e a inteligência artificial

A IoT integra sistemas, o que possibilita a coleta e transmissão de dados em tempo real e a reação de respostas de acordo com o objetivo de cada negócio.

De forma simples, a IoT é um mecanismo tecnológico em que os objetos físicos se conectam e se comunicam entre si e com os usuários por meio da internet. Essa comunicação é feita a partir de softwares e sensores inteligentes que fazem a transmissão de dados para uma rede, o que possibilita troca de informações entre duas ou mais estações (pontos). E isso pode se aplicar a qualquer coisa, como computadores, smartphones, carros, eletroeletrônicos, equipamentos de saúde, etc.

Quer conhecer mais sobre o universo tecnológico? Continue acompanhando nossos posts!

Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe pelo telefone (11) 3254-7660 ou e-mail contato@inviron.com.br.

Deixe uma resposta

ENTRE EM CONTATO