Digital signage (MDOOH)Tudo sobre métricas

Mídia em ônibus : Midiaplan, um case de sucesso

O digital signage em transporte é uma fonte de benefícios, tanto para anunciantes, quanto para os passageiros

A sinalização digital em transporte público é uma fonte de recursos, isso porque agrega não somente o dia a dia dos passageiros, ao mantê-los informados e entretidos, como beneficia a companhia detentora da publicidade nestes espaços, ao viabilizar lucro, favorece anunciantes ao expor suas informações e contar com uma alta quantidade de expectadores e, além disso, auxilia a prefeitura da cidade, ao dispor de um veículo para a comunicação direta com os cidadãos.

Como já explicamos as vantagens e comprovamos os benefícios deste tipo de estratégia de DOOH (Digital Out Of Home) no artigo anterior do blog (que você pode ler clicando aqui), gostaríamos de relembrar as possibilidades deste tipo de comunicação, antes de apresentarmos o case de sucesso Midiaplan.

As telas são embarcadas, podendo ser instaladas nos corredores do veículo ou acima de cada poltrona, de modo individual.

Sendo um potencial atrativo para publicidade e comunicados para o público-alvo, podem ser instalados em estações e terminais rodoviários.

  • Totens digitais;

São relevantes para gerar engajamento com o público, comumente, são instalados em estações, pontos de ônibus (como mobiliário urbano) e terminais rodoviários.

Desenvolvidos sob medida, desde a criação de uma campanha com QR Code até a utilização de touchscreen em um totem, são referências quando o assunto é gerar engajamento e comoção do público.

É possível, também, o condicionamento da exibição do conteúdo, baseado numa fonte externa de dados, como a previsão do tempo ou o resultado em tempo real de uma partida de futebol.

Mídia em ônibus

Tendo em vista estas possibilidades, a Midiaplan é referência em Mídia Out of Home em Curitiba com a TV do Ônibus e dispõe de um formato diferenciado para a comunicação com os passageiros. Confira!

Presente em 600 ônibus e 4 terminais, as mais de 1.200 telas transmitem dicas de saúde, vagas de emprego, quiz de educação e anúncios de comércios locais, além de divulgar conteúdos específicos para a interação com o público, sejam sátiras, hashtags compartilhadas por eles, entre outros.

Com uma programação personalizada de 18 horas, impacta mais 1,5 milhões de pessoas que utilizam o transporte coletivo como meio de locomoção em Curitiba, tendo a aprovação de 89% destes usuários.

Fonte: Redes sociais TV do Ônibus

Com a experiência de mais de 8 anos como veículo de comunicação DOOH, a Midiaplan já passou por diversos desafios, desde a estratégia para os conteúdos, formato comercial à escolha do software para a distribuição das mídias.

A estratégia adotada zela pela interação com o público ao expor informações que os atraem e geram engajamento, o que, consequentemente, agrega valor e estima pela marca.

Já o formato comercial foi elaborado considerando 15 e 30 segundos para a veiculação de anúncios, levando em conta os 30% de espaço reservado para a publicidade.

Enquanto os outros 40%, de tempo, são destinados para conteúdos informativos e de entretenimento e 30% para informações relacionadas a URBS (Urbanização de Curitiba) e Prefeituras.

No que diz respeito ao software para a distribuição dos conteúdos, enfrentaram o desafio de encontrar um que atendesse a todas especificações técnicas necessárias para obter uma rápida e fácil atualização da rede (considerando a demanda) alta estabilidade e segurança.

Para tal, utilizam o sistema da Inviron, EdgeContents®.

De acordo com José Luciano, Gerente de Operações da Midiaplan, “Mais do que um software de conteúdo, o EdgeContents® é um sistema de extrema robustez e inteligência. Traz lucidez e objetividade ao nosso negócio. Além de inovador é muito confiável, tornando nosso trabalho mais eficiente e ágil. A equipe de suporte está sempre pronta para nos atender com soluções sensatas para as mais diversas situações.”

O sistema dispõe de uma interface simples e intuitiva que facilita o controle das mídias e, além de dispor de um dashboard para análise em tempo real, possibilita a emissão de relatórios personalizados. Como por exemplo, os anúncios que foram veiculados, os que estão programados, o tempo de exibição de cada mídia, os locais em que estas foram exibidas, dentre outras possibilidades.

Quer saber mais informações sobre mídia em ônibus?

Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Fonte: Midiaplan & Inviron

Deixe uma resposta

ENTRE EM CONTATO