Transportes

Vantagens comprovadas da MDOOH em terminais de transporte público

O OOH (Out Of Home) é dividido em duas categorias: estática, que se constitui no uso de material impresso, e digital, que utiliza telas digitais – sendo conhecida como Digital Out Of Home (DOOH).

O Digital Out Of Home (DOOH) é o meio de comunicação e publicidade que utiliza displays eletrônicos em locais estratégicos, como em ruas, salas de espera, estabelecimentos de comércio, meio de transporte etc.

O grande diferencial desse tipo de mídia, também chamado de publicidade de rua ou mídia exterior, é que atinge o público-alvo enquanto ele está em movimento.

De modo resumido, o OOH é toda mídia que chega até o público quando ele está fora de casa.

Assim, não tem como pausar ou mudar de canal, como ocorre com campanhas veiculadas na web, por exemplo.

Os terminais de transportes coletivos, em especial os ônibus e metrôs, são vistos como locais com grande potência para a instalação de digital signage (sinalização digital). Isso porque, eles são um dos meios de locomoção mais usados pelos brasileiros.

Neste texto, vamos falar da MDOOH em terminais de transporte público. Quer saber mais sobre as vantagens de investir nesse tipo de mídia? Fique com a gente até o final deste artigo!

Por que investir em midia digital out of home em terminais de transporte?

Quando falamos em mídia outdoor, a primeira coisa que vem à cabeça são aquelas placas instaladas em ruas e estradas. Mas, na verdade, recebe essa designação todo tipo de campanha feita ao ar livre.

A seguir, confira as vantagens de investir em mídia outdoor digital nos terminais de transporte:

1. Possibilidade de diversificação de conteúdo

Ver a mesma coisa, o tempo todo, pode cansar o público, que acaba relacionando sua campanha a algo negativo.

Por sua vez, a sinalização digital permite diversificar os programas e conteúdos de forma muito simples, já que tudo pode ser feito a partir de uma atualização no software.

2. Fortalecimento da marca

De acordo com este anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, 65 % da população utiliza o ônibus para se locomover. Por mês, de 380 a 400 milhões de passageiros pegam ônibus.

Com efeito, este grande fluxo de pessoas que usam os transportes públicos faz com que a criação de campanhas nesses espaços tenha maior visibilidade, e, consequentemente, fortalece a marca no segmento em que está inserida.

3. O tempo de espera costuma ser longo

O tempo de espera nos terminais de transporte costuma ter a média de 10 a 20 minutos.

Esse tempo é bem maior, se comparado à exposição em outras MDOOH, como as de TV em elevador ou painéis de LED em estabelecimentos varejistas, por exemplo.

Assim sendo, a alta quantidade de espectadores somada ao alto tempo de permanência permite uma boa estratégia de conteúdo, considerando que um conteúdo criativo atrairá a atenção dos usuários e fará com que a espera pelo transporte seja mais agradável.

4. Muitas pessoas em um mesmo local

Os transportes urbanos como ônibus, metrô e trem costumam ter um horário certo para sair. Por isso, as pessoas ficam esperando em um determinado local até a chegada do coletivo.

Desse modo, a instalação de painéis digitais em postos estratégicos de terminais de transporte vai permitir com que muitas pessoas consigam ter acesso ao conteúdo exibido, além de melhorar a a experiência desses passageiros com a empresa de transporte.

5. Possibilidade de segmentação do conteúdo

É essencial fazer um estudo do público-alvo antes de instalar uma MDOOH. De acordo com o trajeto e o horário, por exemplo, é possível ter um panorama mais claro do perfil das pessoas que utilizam o transporte.

Por isso, a MDOOH pode ser usada tanto por empresas que buscam por um público amplo quanto para instituições que querem trabalhar com um grupo específico.

6. Aproveitamento do tempo ocioso do usuário

Enquanto estão esperando, os passageiros não têm muito que fazer. Esse tempo de espera é desviado para observar o que está ao entorno, incluindo os anúncios e sinalizações digitais.

Ainda que a pessoa esteja com fone de ouvido, as imagens e/ou vídeos das telas chamarão a atenção.

Por que investir em Mídia Digital Out of home?

A MDOOH possui um alto nível de exposição, com efeito, sua marca é conhecida e lembrada, o que aumenta a possibilidade de conversão de novos clientes e fidelização dos antigos.

O maior exemplo do uso de Mídia Out Of Home é a Times Square, em Nova Iorque, que abriga mais de 50 painéis digitais, que funcionam 24 horas por dia. O preço de exibição para cada polegada quadrada não é menos de 5 mil dólares.

De acordo com uma pesquisa da Global Digital Out of Home Market, até 2022 o mercado de DOOH deve ultrapassar 5 bilhões de dólares.

O impacto visual também é bem mais forte. Quando uma campanha é associada a um digital signage, a impressão que o público tem é que a sua empresa está atenta às novas tecnologias.

A MDOOH passa credibilidade para a nova geração

Uma pesquisa do Nielsen mostrou que 60% da geração Y (Millenials), que são os nascidos a partir da década de 1980 até os anos 2000, apontou a mídia externa como um recurso que passa credibilidade. Em relação a banners online, esse percentual foi de 47%.

Além disso, é possível fazer uma interação com ferramentas online, o que aumenta o engajamento com os clientes.

O custo-benefício desse tipo de mídia é outro ponto que faz com que várias empresas passem a adotar as MDOOH. Por exemplo, a Forbes divulgou dados que revelaram que o retorno para cada dólar investido em MDOOH é em torno de US$ 5,97 em receita (26,01 reais na cotação de hoje).

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