Estratégias de marketing

Qual o futuro da mídia off-line?

A mídia off-line não está morta! O marketing tem suas tendências de dizer que determinado tipo de estratégia “morreu”. Nós preferimos dizer que nenhuma forma de marketing morre, apenas se transforma!

Um exemplo prático dessa “transformação” nós podemos encontrar nas mídias digitais. Que especialista de marketing, em 2003, poderia prever que existiria uma plataforma acessada diariamente pela população e que seria nutrida de informações úteis, fornecidas por suas marcas favoritas? Tal plataforma, o Facebook, MUDOU a forma de se fazer marketing!

E para as mídias off-line? Quais foram as grandes mudanças?

Nós ainda estamos vivendo essas mudanças… Aliás, tudo está mudando bem na nossa cara e nós mal percebemos!

O futuro da mídia off-line é INTERATIVO!

inviron-qual-o-futuro-da-midia-off-line-(1)Lembra do filme “De volta para o futuro”? Pois é, chegamos em 2018 e ainda não temos carros voando por aí… Mas estamos rodeados pela tecnologia.

Se alguém te dissesse, em 2005, que você sairia de casa com o seu computador no bolso em um futuro próximo, você acreditaria? Quem hoje vive sem o seu smartphone? Que, afinal de contas, é um computador!

A mídia off-line hoje já tem um design e uma funcionalidade MUITO diferente do que costumava ter 15 anos atrás. E essa mudança ocorreu de forma muito rápida, porém imperceptível para o consumidor final.

Podemos encontrar essas mudanças principalmente em shoppings, aeroportos e estações de metrô. A mídia que costumava ser apenas um cartaz se tornou uma tela em tamanhos e formatos diferentes.

A INTERAÇÃO é o próximo passo das mídias off-line, sendo que essa estratégia já está engatinhando com as grandes marcas.

Podemos ver esse exemplo no vídeo abaixo, onde a Pepsi criou uma tela com uma câmera interativa de realidade aumentada, tecnologia comum do Instagram e Snapchat, porém com uma tela bem maior:

A tendência é que a mídia off-line chame a atenção do público!

Hoje tudo é muito colorido, carros em cores vibrantes, lojas que contrastam umas com as outras… Logo, o que vai de fato chamar a atenção do consumidor só pode ser uma coisa: movimento!

É por isso que, ao entrar no metrô, temos uma tela que mostra informações úteis, como a previsão do tempo. E, depois que a atenção do público é conquistada, aí é que vem uma propaganda.

Isso é o que chamamos de mídia digital out of home, ou MDOOH.

Introdução à mídia digital out of home

A tradução de out of home é “fora de casa” e, por associação, esse termo pode ser confundido com outdoor, mas essa é uma ideia muito incompleta. Veja bem, a mídia out of home é TODA a comunicação que chega até o público quando ele estiver FORA DE CASA.

Portanto podemos incluir nessa lista exemplos, como:

  • Pontos de venda;
  • Pontos de ônibus;
  • Cinema;
  • Teatro;
  • Postos de gasolina;
  • Mercados;
  • Shoppings;
  • Ônibus;
  • Uber.

Enfim, a OOH pode estar em TODOS os lugares que o seu público frequenta.

Porém há uma diferença (preferimos chamar de inovação) que é a chamada mídia DIGITAL out off home, ou seja, existem as siglas OOH e MDOOH. E todo o contexto desse texto que você está lendo agora é sobre a evolução da OOH para o MDOOH, ou seja, a mídia off-line está se transformando em digital.

Portanto não podemos dizer que a mídia off-line “morreu”, ela está apenas se transformando.

Mas afinal de contas, o que é esse DIGITAL out of home?

inviron-qual-o-futuro-da-midia-off-line-(2)Você pode entender o digital como toda mídia que envolva TELAS em sua apresentação, podendo ou não ser interativa com gestos ou touchscreen. Para todas elas haverá sempre um ponto em comum: sistema operacional.

A ideia de ter uma mídia digital para a sua marca envolve ter uma programação própria. Porque não adianta somente ter uma “TV a cabo”, a sua marca precisará também de uma propaganda para ser mostrada nessa tela.

Então podemos dizer que, para a sua marca trabalhar com MDOOH, é necessário trabalhar com uma parceria que ENTENDA e ESTRUTURE a forma como a sua marca irá aparecer nessa tela.

Para saber mais sobre MDOOH, estratégias de marketing, possíveis (e prováveis) soluções tecnológicas para a sua marca, acompanhe o nosso blog! Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato no telefone (011) 3254-7660 e no e-mail: contato@inviron.com.br.

Até o próximo post!

Postado por: Inviron | www.inviron.com.br

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