Digital SignageNews

Mídia exterior se redescobre junto ao consumidor brasileiro

Mídia exteriorMídia exterior

Mobilidade urbana e influência do digital são alguns dos fatores que contribuíram para a revolução da mídia exterior.

A sociedade, e consequentemente o comportamento dos indivíduos, passa por mudanças o tempo todo.

Esse dinamismo implica em alterações nos hábitos, nos comportamentos e no consumo das pessoas, inclusive no de mídia.

Entender onde elas gostam de ver publicidade é um passo fundamental para criar e planejar de forma acertada.

De acordo com levantamento da Kantar, os maiores formatos saem na frente, com destaque para Out Of Home.

O OOH tem 39% dos respondentes do Brasil gostando de ver publicidade nesse meio, contra 33% da média global.

“O ser humano está vivendo um novo contexto. As pessoas estão redescobrindo as cidades, praticando mais atividades ao ar livre, se locomovendo pelos espaços públicos de bicicleta, a pé. Esse movimento social tem impacto na mídia exterior. Hoje, o OOH alcança 82% dos brasileiros. Esse alcance é bem maior em comparação a outros mercados pelo mundo”, comenta Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Os bons números da região ficam ainda mais evidentes quando observamos que os cinco mercados proeminentes apresentados (Brasil, EUA, França, China e Reino Unido) juntos somam mais de US$ 350 bilhões.

Para entender as oportunidades da mídia exterior, a Kantar IBOPE Media lança a primeira edição do Inside OOH, um estudo que apresenta o panorama do meio e dos seus consumidores.

Mídia exterior: consumidores conectados

Informar-se antes de comprar equipamentos eletrônicos (62%) e estar sempre up to date com os avanços da tecnologia (47%) são prioridades entre os consumidores que afirmaram ter observado anúncios publicitários em OOH nos últimos 30 dias.

Deles, 88% são internautas e 85% possuem smartphones. Além disso, eles são shop-a-holics confessos: 65% afirmaram ter realizado compras pessoais nos últimos 30 dias, com gasto médio de R$ 441.

Outra característica importante é o desejo de viajar desses consumidores.

Metade dos respondentes pretendem viajar de avião nos próximos 12 meses seja para conhecer outras culturas (63%) ou visitar lugares exóticos (59%).

Potencial, formatos e alcance

“O grande alcance do OOH se dá, principalmente, pelo fato de as pessoas circularem pelas cidades em diferentes meios de transporte e horários, o que possibilita o consumo de publicidade em vários formatos”, explica Adriana.

Entre os respondentes do estudo, 99,5% utilizaram ao menos um meio de transporte num período de sete dias.

E o tempo médio gasto nesses transportes foi de 10h18.

Observando os locais frequentados e os meios de transporte utilizados, por exemplo, 90% utilizaram transporte público/privado (nos últimos sete dias) e 90% foram a supermercados (nos últimos 30 dias).

Os picos de pessoas em locomoção pela cidade ocorrem, principalmente, entre o início da manhã e o fim da tarde, entre 7h e 7h59, e 18h e 18h59.

Ao longo do dia, esse fluxo é diluído, o que mostra o grande potencial do OOH em atingir consumidores nos mais diferentes momentos do dia.

As ruas também concentram a grande maioria da mídia exterior identificada na pesquisa.

Entre os respondentes, 68% identificaram anúncios publicitários em transportes, outros 67% em estabelecimentos comerciais (tevês, cartazes), 65% em grandes formatos (outdoor, paredes pintadas) e 64% em mobiliário urbano (abrigos de ônibus, relógios).

Como as marcas anunciam em OOH? 

De acordo com o levantamento, a mídia OOH totalizou mais de 6 mil anunciantes e mais de 7 mil marcas.

Destes, 2.501 anunciam apenas em OOH, número que se manteve estável nos últimos três anos, mas para marcas exclusivas, esse número chega a 2.798.

Em 2018, foram identificados 2.908 novos anunciantes no meio, considerando os que não anunciavam entre os anos de 2016 e 2017, sendo que para novas marcas o número chega a 4.018.

O investimento do meio foi distribuído em mais de 15 setores anunciantes em 2018, ficando no topo da lista Serviços ao Consumidor, responsável por quase 1 terço desse esforço (30,7%).

Entre as categorias com maior volume de investimento o destaque vai para Ensino Escolar e Universitário, com 10% da verba destinada a OOH em 2018.

O estudo Inside OOH está disponível na íntegra no site da Kantar IBOPE Media. Faça o download em https://bit.ly/2kIP3ap.

Fonte: Kantar

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO

    Como podemos ajudar?