Criar uma estratégia de conteúdo multiplataforma pode ser fundamental dentro do seu negócio e vamos te explicar o motivo.
Cada vez menos o conteúdo é consumido de forma exclusiva. Os usuários normalmente assistem TV enquanto navegam pelo smartphone. Dados do Ibope demonstram que quase a metade dos brasileiros sempre utilizam, pelo menos, duas plataformas simultaneamente.
Entender esse cenário é entender que é necessário repensar também a produção de conteúdo para esses usuários. Quem não se atualiza, acaba ficando pra trás.
Os produtores das grandes mídias têm buscado inserir estratégias multiplataformas na sua programação. Mas quem trabalha com MDOOH também precisa buscar essa atualização para atingir de forma mais precisa seu público alvo.
Estratégia de conteúdo multiplataforma: como criar?
A utilização de multiplataforma pode ser bastante benéfica, desde que os programadores saibam aproveitar. É possível estabelecer estratégias de ação que integrem os diferentes suportes.
Sabendo que uma pessoa que passa por uma digital signage certamente estará usando o celular, é possível criar uma comunicação que integre também o smartphone. Um bom exemplo é oferecer um conteúdo estendido para quem acessar um QR Code da tela maior.
Outro ponto é que, mesmo com o uso massivo de dispositivos móveis, a TV segue sendo a mídia líder entre os usuários, principalmente no setor informação. Assim, voltar toda a estratégia para o digital pode acarretar em prejuízo.
Com uma boa estratégia você pode ser capaz até de ter o usuário como seu aliado. Ações que fazem com que o expectador compartilhe o conteúdo nas redes sociais para algum benefício têm sido muito usadas no entretenimento ao vivo, por exemplo.
Entenda o que é o storytelling
O storytelling é um recurso que está consolidado antes mesmo das MDOOH serem inventadas. Todos amam acompanhar uma boa história e quanto mais imersiva melhor.
No marketing, envolver o usuário pode gerar engajamento e, mais importante, muita conversão. As estratégias multiplataformas são perfeitas para serem integradas ao storytelling.
Criar uma narrativa que integre sinalizadores digitais, TV, redes sociais, hotsites e afins pode levar o seu público a uma experiência única.
Existem muitos cases de sucesso que podemos usar para exemplificar. A variedade de recursos também é ampla, desde a busca por uma informação, utilizar dúvida e mistério ou gerar compartilhamento em troca de benefícios.
Aliás, o compartilhamento é um dos efeitos benéficos das estratégias multiplataformas. Uma narrativa envolvente, bem-criada, pode gerar divulgação orgânica e trazer destaque à marca.
O outro lado
Alguns ainda são conservadores na utilização de multiplataformas, mas os prejuízos são bem mais caros. Não estabelecer uma estratégia aqui pode ser sinônimo de perder a atenção do usuário para uma plataforma que poderia estar atuando em conjunto.
Um bom conteúdo em digital signage tem a possibilidade de roubar a atenção do smartphone por bons minutos. O smartphone, por sua vez, pode tomar atenção de alguma outra MDOOH. Assim, porque não integrar as plataformas de forma que a atenção esteja voltada para a sua marca?
Pensar multiplataforma é pensar além e ter vantagem competitiva. Afinal, apesar da realidade inquestionável, a grande maioria ainda não sabe como trabalhar bem a multiplicidade.
Entender os comportamentos do consumidor de conteúdo é uma oportunidade de oferecer o que mais se adequa a ele. Com isso você terá sempre mais chances de atingir os objetivos da sua estratégia de comunicação.