Sinalização digital (digital signage) e a reabertura dos comércios
A sinalização digital (digital signage) terá papel fundamental na retomada das atividades econômicas.
De restaurantes a museus, de parques temáticos a PDV (Ponto de Venda), empresas e/ou locais precisaram fechar as portas por um determinado tempo, devido à Covid-19.
Agora planejam a reabertura, e se beneficiarão da implantação de soluções que auxiliam em uma transição de procedimentos tradicionais para novos processos.
Para garantir a saúde e a segurança dos funcionários e clientes, as empresas e locais devem incorporar soluções novas.
Elas ajudam a todos a entender claramente quais procedimentos de segurança estão em vigor – é aqui que sinalização digital é fundamental.
Visuais atraentes para comunicar novos procedimentos
Adicionar uma ferramenta dinâmica, como sinalização digital, em áreas com um alto fluxo de pessoas pode tornar as mensagens mais acessíveis.
A retenção dessas informações melhora muito quando essas mensagens são combinadas com elementos visuais.
De acordo com estimativas, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, o que demonstra o poder das imagens em implementar lembretes, mensagens e/ou dicas.
Além disso, um estudo conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriu que nossos cérebros podem identificar imagens vistas por até 13 milissegundos.
Ou seja, telas com símbolo de lavagem das mãos ou pessoa usando máscara têm mais impacto que simples textos sobre os assuntos.
Maneiras eficazes de incorporar soluções de sinalização digital
O principal objetivo da sinalização digital é o compartilhamento de informações.
Esse fator permite que a tecnologia seja implementada em diversos mercados para diferentes fins.
Dadas as diretrizes de distanciamento social, muitas empresas desenvolveram novos procedimentos para navegar em seus espaços.
A sinalização digital pode ajudar a aumentar a conscientização dessas novas rotas, fornecendo orientação direcional.
Em um museu, parque temático ou arena esportiva, os visitantes poderão encontrar a exposição, atração ou seu assento com mais facilidade, ajudando a reduzir o tempo que passam andando.
Além disso, se o wayfinding (totem localizador) for facilmente acessível, menos pessoas precisarão perguntar a um funcionário como se locomover, ajudando os funcionários a manterem distância física do público.
Ele também pode ser usado, por exemplo, para conscientizar sobre a acessibilidade de certos fornecedores ou áreas do local.
Entre os ambientes estão praças de alimentação e banheiros.
Digital signage no varejo
No varejo, já existe uma tendência de utilizar a sinalização digital para agilizar as filas e alertar os compradores sobre o próximo cadastro disponível.
Esses varejistas – junto com espaços corporativos tradicionais e outros negócios – podem levar a sinalização digital um passo adiante, integrando-a com outras tecnologias.
Por exemplo, o digital signage integrado à câmera e tecnologia de detecção facial pode detectar se máscaras estão sendo usadas ou analisar o número de funcionários de um determinado espaço.
Ele ainda pode monitorar e garantir que as diretrizes estão sendo cumpridas.
A sinalização digital integrada com a varredura térmica, por exemplo, também pode ajudar a determinar se alguém que entra em um espaço está com uma alta temperatura, o que poderá impedir sua entrada.
No entanto, para que cada uma dessas soluções seja eficaz, escolher a tecnologia adequada às necessidades da instituição é fundamental.
Para exibição nítida das mídias é preciso escolher soluções brilhantes sem superfícies reflexivas em áreas com luz ambiente.
Além disso, a capacidade de monitorar diferentes componentes nas telas é crítica.
Portanto, se o(s) monitor(es) ou outros componentes de sinalização falharem, o usuário pode ser notificado por meio de sistemas de monitoramento remoto e ser capaz de resolver o problema rapidamente e corrigi-lo.
O valor sustentado da tecnologia de digital signage
Esse tipo de solução ajuda as empresas a enfatizar os protocolos de segurança que implementam, incentivando os funcionários e clientes a segui-los e, em última instância, ajudando as empresas a permanecerem abertas.
Conforme a tecnologia se desenvolve, veremos novos casos de uso que ajudam as empresas, não apenas a se conectar e interagir com os clientes, mas também a criar experiências aprimoradas pela tecnologia.
Em última análise, a tecnologia de sinalização digital pode ajudar a manter tanto o usuário final quanto a empresa que a implementa mais conectados e informados.
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Fonte: Digital Signage Today