Em um momento de pandemia, com a população isolada para proteção, como fica a comunicação OOH?
A verdade é que muitas pessoas seguem circulando pelas ruas, mantendo o país funcionando e exercendo trabalhos essenciais.
Então ainda existem aqueles que vão para as fábricas, abastecem os mercados, garantem a segurança das cidades e a saúde dos pacientes nos hospitais, por exemplo.
Por essa razão, o papel da mídia out of home é continuar no dia a dia das pessoas, trazendo informações confiáveis e maneira criativa.
Sabemos que o Brasil é um país enorme, com dimensões continentais e mais de 210 milhões de habitantes, com a sexta maior população mundial.
Uma cidade como São Paulo, por exemplo, tem cerca de 60% da sua população em isolamento atualmente, porém mais de 4 milhões de pessoas ainda circulam nas ruas todos os dias.
Para você ter uma ideia, isso é o dobro da população de uma capital como Curitiba.
São Paulo ainda tem um sistema de metrô que opera aproximadamente 20 horas por dia e que transporta mais de 1,2 milhão de passageiros diariamente.
Ou seja, todas as grandes capitais do Brasil continuam vivendo parte nas ruas, para manter o básico do país funcionando.
A comunicação OOH em tempos de pandemia
Portanto, as mídias OOH, como o mobiliário urbano, transportes, prédios e estabelecimentos comerciais, seguem tendo uma audiência muito importante.
Além disso, com volume expressivo, mesmo em tempos de isolamento social, considerando pessoas únicas, para termos uma mesma métrica usada também por TVs e rádios.
Esse tipo de mídia tem como princípio propagar mensagens adequadas ao espaço e público que atinge, sendo assertivo ao geolocalizar a audiência ou interesses de consumo.
Claro, adaptadas ao momento em que estamos vivendo, com credibilidade e confiança, sem risco de fake news.
Lembrando que o meio é controlado para garantir a informação certa, na hora certa.
No atual cenário, o público que está nas ruas precisa e merece uma comunicação de qualidade, já que são essas pessoas que estão fazendo o país funcionar.
Eles não estão o tempo todo com TV e internet ligadas, pois estão envolvidos em atividades como dirigir, abastecer, produzir, cuidar.
Então, nos seus caminhos de ida e volta, o entorno é importante para ver, aprender, absorver, distrair-se.
As marcas que estiverem por lá, neste momento, serão lembradas e continuarão sendo parte das suas vidas.
Seja lembrado
Falar com a população que não está em isolamento social e levar soluções é a oportunidade de estabelecer uma conversa direta, abordando assuntos que realmente importam, sem dispersão de outros meios.
Para otimizar a performance das campanhas em mídias OOH, é importante desenvolver produtos e circuitos novos, ajustados à audiência atual, com CPM adequado e mensuração de dados.
Uma boa alternativa é focar em circuitos que envolvam transporte urbano essencial, grandes avenidas e mercados, farmácias e bancos, já que seguem abertos.
Segundo dados da pesquisa Consumer Thermometer, da Kantar, 78% das pessoas em isolamento vão a esses locais quando saem, aumentando ainda mais a audiência dessas regiões.
A comunicação OOH segue operando, auxiliando o poder público, autoridades e empresas privadas na sua missão de falar com o consumidor.
O que reforça seu papel como veículo, sendo fundamental para continuar mantendo o meio relevante.
Ou seja, não deixa de produzir e já se prepara para crescer para quando, finalmente, retomarmos as ruas.
Comunicação OOH: saiba mais
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Fonte: Meio & Mensagem.