O digital signage para supermercado é uma revolução para o varejo, já que por muitos anos o setor precisou limitar a comunicação do PDV – Ponto de Venda – apenas a mídia estática, como: alto falantes, cartazes e faixas.
Muitas vezes com textos escritos à mão, dentre outros tipos de comunicações pouco flexíveis e nada práticas.
Isso porque, antigamente, os shoppers não se importavam tanto com a experiência que teriam no ponto de venda, porém atualmente essa experiência é algo primordial.
Isso acontece porque muitas vezes uma pessoa efetua a compra de um produto ou serviço para tornar-se parte de um grupo, como forma de recompensa ou então para se afirmar como indivíduo perante a sociedade.
Não é mais só retirar um produto da prateleira e efetuar o pagamento. Agora as empresas e marcas precisam melhorar muito a experiência e jornada de compra do consumidor.
Para isso, a comunicação visual digital é uma forte aliada para proporcionar essa experiência, tornando a comunicação mais dinâmica e eficaz, e de quebra ainda aumenta a proposta de valor da marca.
Assim, a cada dia que passa, as redes de supermercados investem mais nas interfaces digitais em suas lojas.
Essa maneira de comunicação possibilita a criação de novas experiências e fortalece a marca na disputa pela atenção do consumidor.
Segundo estudo realizado pela shopify, 68% dos clientes afirmam que a sinalização digital os tornaria mais propensos a comprar produtos anunciados.
Digital signage para supermercado – Inovação
Conforme caminhamos para um momento pós-pandemia, o comércio está retomando suas atividades no ambiente físico, e o público começa a frequentar mais esses locais.
Portanto, um excelente momento para a incorporação da tecnologia no ponto de venda, uma vez que utilizada essa estratégia a marca já se posiciona como moderna e inovadora.
Além disso, a comunicação digital ou Digital Signage tornou-se uma tendência para o varejo e vem com a forte promessa de envolver e transformar a experiência dos shoppers no PDV.
Como o digital signage para supermercado impacta a experiência no Ponto de Venda?
A mídia digital, sem dúvidas, atrai muito mais a atenção da audiência do que uma mídia estática.
A utilização de telas ou painéis de LED em diversos setores de um mercado ou supermercado, fortalece a marca, a divulgação de campanhas, promoções, sampling, ações de up-sell e cross-sell, dentre outras infinidades de utilização.
Assim como, é possível veicular conteúdos segmentados e atingir seu público alvo de acordo com horário, local, clima, dentre outros fatores.
Outro fator importantíssimo é a possibilidade de atualização remota dos conteúdos e em tempo real.
As pessoas diariamente interagem com telas. Um exemplo disso, são as compras efetuadas através de um smartphone.
Elas esperam ter esse tipo de tecnologia e interação numa loja física, levando mais interatividade, funcionalidade e facilidade para o momento da compra.
Vantagens do Digital Signage no Ponto de Venda
- Aumento e ativação das vendas.
- Ambiente moderno.
- Facilidade e flexibilidade para criar e/ou alterar campanhas.
- Fortalecimento da marca.
- Baixo investimento.
- Atualizações remotas através de software de gestão de conteúdos.
- Apelo ecológico e sustentável com a economia no uso de papel.
Fonte de receita extra
Hoje em dia, o PDV não é somente um espaço para a divulgação de uma marca ou produto; ele se transformou em mídia e muitas empresas investem para posicionar seu produto no melhor lugar, de preferência à altura dos olhos do consumidor.
O Digital Signage no PDV pode se transformar em fonte de receita extra com os fornecedores, o que já é uma prática normal no varejo hoje em dia.
Diversos fornecedores firmam contratos por determinado tempo para ocupar a melhor posição dentro de um PDV.
O mesmo pode ser feito com a comunicação digital. Por exemplo, a comercialização de espaços dentro das telas através da mídia programática, aumentando assim a geração de receita.
Captação de Dados
Além das vantagens já mencionadas no artigo, a captação e mensuração de dados é outro fator que fortalece a comunicação visual digital.
Através de um dispositivo conectado a tela é possível coletar dados dos consumidores (respeitando sempre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados) e dessa forma alimentar seu banco de dados para cada vez mais desenvolver campanhas e experiências alinhadas com o perfil e comportamento do seu público consumidor.
Portanto, desenvolver um projeto de Digital Signage para o ponto de venda certamente fará toda a diferença para a experiência do consumidor, lembrança da marca e contribuição para aumento de receita.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado de DS, a INVIRON está apta a desenvolver um projeto personalizado para a sua empresa.
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