Digital Signage (MDOOH)DOOHEstratégias de marketing

Digital Signage como estratégia para o Ponto de Venda

Digital Signage para supermercado

Digital Signage para Supermercado

Por muitos anos o varejo precisou limitar a comunicação do PDV – Ponto de Venda –  apenas a mídia estática, como: alto falantes, cartazes e faixas. Muitas vezes com textos escritos à mão, dentre outros tipos de comunicações pouco flexíveis e nada práticas. 

Isso porque, antigamente, os shoppers não se importavam tanto com a experiência que teriam no ponto de venda, porém atualmente essa experiência é algo primordial, visto que muitas vezes uma pessoa efetua a compra de um produto ou serviço para tornar-se parte de um grupo (pertencimento), ou como forma de recompensa por algum tipo de esforço que teve ou então para se afirmar como indivíduo perante a sociedade. Não é mais só retirar um produto da prateleira e efetuar o pagamento. 

Agora as empresas e marcas precisam melhorar muito a experiência e jornada de compra do consumidor e a comunicação visual digital é uma forte aliada para proporcionar essa experiência, tornando a comunicação mais dinâmica e eficaz, e de quebra ainda aumenta a proposta de valor da marca. 

Assim, a cada dia que passa, as redes de supermercados investem mais nas interfaces digitais em suas lojas. 

Essa maneira de comunicação possibilita a criação de novas experiências e fortalece a marca na disputa pela atenção do consumidor.

Segundo estudo realizado pela shopify, 68% dos clientes afirmam que a sinalização digital os tornaria mais propensos a comprar produtos anunciados.

Inovação

Conforme encaminhamos para um momento pós-pandemia, o comércio está retomando suas atividades no ambiente físico, e o público começa a frequentar mais esses locais, portanto um excelente momento para a incorporação da tecnologia no ponto de venda, uma vez que utilizada essa estratégia a marca já se posiciona como moderna e inovadora.   

Além disso, a comunicação digital ou Digital Signage tornou-se  uma tendência para o varejo e vem com a forte promessa de envolver e transformar a experiência dos shoppers no PDV.

Como as telas digitais impactam a experiência no Ponto de Venda? 

A mídia digital, sem dúvidas, atrai muito mais a atenção da audiência do que uma mídia estática. 

A utilização de telas ou painéis de LED em diversos setores de um mercado ou supermercado, serve para o fortalecimento da marca, divulgação de campanhas, promoções, sampling, ações de up-sell e cross-sell, dentre outras infinidades de utilização. 

Assim como, é possível veicular conteúdos segmentados e atingir seu público alvo de acordo com horário, local, clima, dentre outros fatores.

Outro fator importantíssimo é a possibilidade de atualização remota dos conteúdos e em tempo real. 

As pessoas diariamente interagem com telas. Um exemplo disso, são as compras efetuadas através de um smartphone, logo, elas esperam ter esse tipo de tecnologia e interação numa loja física, levando mais interatividade, funcionalidade e facilidade para o momento da compra. 

Vantagens do Digital Signage no Ponto de Venda 
  • Aumento e ativação das vendas. 
  • Ambiente moderno.
  • Facilidade e flexibilidade para criar e/ou alterar campanhas.
  • Fortalecimento da marca.
  • Baixo investimento.
  • Atualizações remotas através de software de gestão de conteúdos
  • Apelo ecológico e sustentável com a economia no uso de papel.

Fonte de receita extra

Hoje em dia, o PDV não é somente um espaço para a divulgação de uma marca ou produto; ele se transformou em mídia e muitas empresas investem para posicionar seu produto no melhor lugar, de preferência à altura dos olhos do consumidor. 

O Digital Signage no PDV pode se transformar em fonte de receita extra com os fornecedores, o que já é uma prática normal no  varejo hoje em dia.

Diversos fornecedores firmam contratos por determinado tempo para ocupar a melhor posição dentro de um PDV. 

O mesmo pode ser feito com a comunicação digital.  Por  exemplo, a comercialização de espaços dentro das telas através da mídia programática, aumentando assim a geração de receita. 

Captação de Dados

Além das vantagens já mencionadas no artigo, a captação e mensuração de  dados é outro fator que fortalece a comunicação visual digital. 

Através de um dispositivo conectado a tela é possível coletar dados dos consumidores (respeitando sempre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados) e dessa forma alimentar seu banco de dados para cada vez mais desenvolver campanhas e experiências alinhadas com o perfil e comportamento do seu público consumidor.

Portanto, desenvolver um projeto de Digital Signage para o ponto de venda certamente fará toda a diferença para a experiência do consumidor, lembrança da marca e contribuição para aumento de receita. 

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de DS, a INVIRON está apta a desenvolver um projeto personalizado para a sua empresa.

Entre em contato conosco acessando nosso site, nos contatando por telefone (11) 3254-7660 ou por e-mail contato@inviron.com.br.

 

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