A inteligência artificial (IA) é um tipo de avanço tecnológico em que sistemas simulam uma inteligência semelhante à humana.
A IA permite a programação de comandos específicos para que a máquina possa tomar decisões de forma autônoma, com base em um banco de dados e padrões.
Dessa forma, há a multiplicidade de resolver problemas práticos, simular situações e potencializar a inteligência.
Atualmente, considera-se que a IA seja uma quarta revolução digital por reunir características da tecnologia biológica, física e digital.
A convergência de fatores diferentes faz com que a relação das pessoas e empresas com a tecnologia sofra uma mudança.
Assim como a maneira com que os dados são agregados e compartilhados, e as decisões tomadas.
A aplicação da IA no nosso cotidiano
A IA está presente em quase todos os lugares: nosso smartphone e computador são exemplos mais claros desse tipo de tecnologia.
O Google é um exemplo de empresa em que todos seus produtos possuem processos de machine learning, isto é, os sistemas aprendem as regras e padrões por conta própria a partir dos dados, e chega a uma tomada de decisão de forma independente.
É a partir dessa tecnologia que o Google Fotos reconhece elementos e o Gmail aperfeiçoa seu filtro de spam.
A IA também está presente em anúncios de marketing personalizados.
Certamente você já pesquisou um produto na internet e depois o mesmo, ou semelhantes, apareceram em propagandas durante sua navegação.
Isso é possível por causa da coleta de dados que faz com que o sistema identifique uma potencial necessidade sua.
A forma de pagar as coisas também mudou com a inteligência artificial.
Atualmente, é possível fazer um pagamento somente aproximando o cartão da máquina, usando o celular para identificar um QR Code ou até mesmo a partir de sistemas precisos para fraudes, como o PayPal, por exemplo.
Na saúde, a contribuição da inteligência artificial é essencial para o avanço e desenvolvimento de tratamentos e formas de prevenção.
A IA consegue ajudar na compreensão de fatores que levam a risco de doenças, como a diabete e o câncer por exemplo.
A tecnologia também ajuda para a prevenção de doenças mesmo antes de aparecerem os primeiros sintomas.
Também é possível usar a inteligência das máquinas de diversas formas no ramo empresarial, como ao fazer análises de métricas para campanhas de marketing.
Ou para identificar a reação do público diante de determinado estímulo em sistemas interativos e na IoT (internet das coisas).
A IoT e a inteligência artificial
A IoT integra sistemas, o que possibilita a coleta e transmissão de dados em tempo real e a reação de respostas de acordo com o objetivo de cada negócio.
De forma simples, a IoT é um mecanismo tecnológico em que os objetos físicos se conectam e se comunicam entre si e com os usuários por meio da internet.
Essa comunicação é feita a partir de softwares e sensores inteligentes que fazem a transmissão de dados para uma rede, o que possibilita troca de informações entre duas ou mais estações (pontos).
E isso pode se aplicar a qualquer coisa, como computadores, smartphones, carros, eletroeletrônicos, equipamentos de saúde, etc.
Quer conhecer mais sobre o universo tecnológico? Continue acompanhando nossos posts!
Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe pelo telefone (11) 3254-7660 ou e-mail contato@inviron.com.br.