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Outdoor: história e avanços até o digital

Outdoor digital, painel de LED

Outdoor digital

Sabia que o outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar suas ações, produtos e serviços?  E apesar de ser um formato antigo, continua sendo muito utilizado atualmente!

A principal função de um outdoor é levar uma mensagem clara e de fácil compreensão para quem está do “lado de fora da porta” (sua tradução literal), ou fazer propaganda ao ar livre.

Essas premissas, por exemplo, existem desde a época dos homens das cavernas, que faziam suas inscrições nas paredes. Na Mesopotâmia, o povo costumava anunciar os vinhos em pedras talhadas em relevo, criando seu próprio formato de “publicidade”.

Com o passar dos anos, o homem e sua criatividade evoluíram, e com eles as formas de publicidade ao ar livre. Assim, aos poucos, o outdoor se tornou um meio cada vez  mais objetivo e tecnológico.

Quer saber mais a respeito? Continue lendo este artigo porque falaremos mais sobre o desenvolvimento do outdoor e o impacto que ele gera na vida das pessoas.

A história do outdoor

A ideia de outdoor, como mostrado acima, era utilizada há séculos, pelos homens das cavernas e na Mesopotâmia, 

Mas existem outros exemplos de publicidade antigas, como por exemplo as mensagens em rolos de madeiras utilizadas pelos gregos, ou no caso do Egito,  em que a comunicação era feita por meio de hieróglifos.

Ainda na Roma Antiga, os anúncios de compra, venda e troca de mercadorias tinham um formato diferenciado: os romanos escreviam todos com carvão em retângulos divididos por tiras de metal, que posteriormente eram instalados em muros e pintados com cores claras.

Com o passar dos anos, surgiu a impressão digital e, como resultado, viabilizou o uso de cartazes nas publicidades, que se tornaram cada vez mais lucrativas a partir do século XV.

Países como a França, por exemplo, tiveram ruas e espaços abertos ocupados cada vez mais pelas propagandas devido a esses avanços tecnológicos.

E no Brasil?

Os primeiros outdoors no Brasil eram pequenos, em formatos oval e com estruturas de ferro. Além disso, costumavam ser anunciados nos bondes ou fixados nos postes.

A comercialização da utilização das tabuletas surgiu em 1929, com a inauguração em São Paulo da Publix, a primeira empresa exibidora.

Nas décadas seguintes, surgiram as tabuletas de oito, 16 e 32 folhas, gerando grande evolução para o meio. Mais tarde, nos anos 1960, surge o processo de impressão chamado gigantografia.

Por causa desse aperfeiçoamento, as campanhas passaram a utilizar os mesmos cromos de anúncios de jornais e revistas.

Criação da Central do Outdoor

A necessidade de uma entidade que organizasse as formas de divulgação surgiu com o tempo, pois o setor sentia a falta de padronização dos mais diversos anúncios espalhados pelas cidades.

Em suma, era preciso estabelecer regras para os anúncios.

Em 1977 foi fundada a Central do Outdoor com a função de estabelecer as regras criadas entre seus associados, defendendo o meio e os interesses das empresas afiliadas.

Entre outras atribuições estão apoiar e realizar pesquisas, divulgar a eficiência do outdoor e preservar, defender, fomentar e intensificar a exploração desse meio de comunicação.

A digitalização do outdoor

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de comunicação cada vez mais rápida e assertiva, por exemplo, surge a necessidade da digitalização do outdoor.

Também conhecidos como painéis digitais, são capazes de exibir diferentes anúncios em um curto espaço de tempo, pois possuem alta definição.

Além disso, os modelos de LED contam com apelo visual gráfico e textual. Isso contribui para a transmissão simples e rápida das mensagens.

Com esses avanços, a audiência alcançada pelo outdoor fica atrás apenas da televisão e da internet.

Veja aqui mais sobre a inovação e o crescimento dos outdoors digitais.

Funcionamento e benefícios

A publicação de peças publicitárias também evoluiu com a digitalização dos painéis. A criação passou a ser totalmente digital, o que acaba com os custos de impressão, logística e manuseio.

As campanhas também podem ganhar um valor agregado com projetos especiais, porque geram integração e engajamento do público com o anunciante.

A veiculação acontece de forma remota, por meio de um software de gestão de conteúdo, e é feita pela empresa responsável pelo painel ou pelo próprio anunciante.

Entre os benefícios estão o baixo custo, pois não há necessidade de compra de materiais como papel e vinil, e a durabilidade.

A resistência a climas como calor, frio e chuva faz com que um equipamento de outdoor digital garanta a veiculação das peças.

Por ser totalmente digital, as empresas podem utilizá-lo quantas vezes desejarem, já que a troca de conteúdo é simples e rápida.

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Fontes:

Artigo A Importância do Outdoor como Meio de Comunicação de Massa e como Mídia Exterior.

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