O painel de LED é um tipo de sinalização digital usado para diversas táticas de publicidade e marketing, como a captação e fidelização de clientes, divulgação de produtos/ serviços, promoções, entretenimento do público etc.
Uma pesquisa feita pela Samsung, aponta que no Reino Unido 84% dos varejistas consideram que uma mídia de digital signage tem o poder de criar uma consciência de marca muito mais significativa para os consumidores.
Isto é, a sinalização digital pode ser uma ótima estratégia como método de fortalecimento da marca com o público e o mercado.
E, para se obter um resultado positivo na transmissão dos conteúdos, é fundamental entender as características do veículo.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com dicas para a produção de conteúdo para painéis de LED. Confira!
Painel de led: dicas de produção de conteúdo
1. Conheça o seu público
É importantíssimo fazer uma análise prévia do público que seu estabelecimento deseja atrair antes de começar a criar o conteúdo.
O que meu público gostaria de ver? Quais as necessidades dele? Quais os dias de maior movimento na empresa?
Sabendo os desejos do público é possível montar uma programação estratégica para exibir nos painéis de LED.
2. Adeque o conteúdo ao tamanho do painel
A resolução do conteúdo é TUDO em uma campanha publicitária. Não adianta montar uma peça que seu público nem vai conseguir associar a mensagem.
O que vai definir a resolução do painel é a distância entre os pontos de LED (quanto maior a distância, menor a resolução).
Por isso, adeque o conteúdo ao tamanho do painel de LED para garantir que o conteúdo tenha o impacto desejado sobre o público.
3. Preze por uma boa visualização
· Textos
Um erro típico, de empresas que utilizam painéis de LED, é não se atentar à distância que as telas ficarão em relação ao espectador.
Assim, acabam utilizando fontes pequenas ou muito grandes que impedem a compreensão do texto ou fontes que tendem a sumir devido à baixa resolução dos painéis, como o caso das letras finas ou, ainda, as serifadas.
Textos muito extensos também são erros comuns porque impedem a leitura completa, por causa da ausência de tempo hábil ao espectador.
· Cores
Pelo fato do painel de LED ter uma baixa resolução, a utilização de nuances de cores não será representada com exatidão, porque a quantidade de pixel do painel é insuficiente para expô-las integralmente. Desse modo, há uma grande probabilidade das nuances se tornarem apenas faixas coloridas. Nesse caso, o apropriado é que a arte contenha pouco ou nenhum degradê de cor.
Outro ponto importante é que a cor branca não pode ser 100% branco, porque o brilho do painel é muito intenso e sua exibição pode ofuscar a visão do espectador e, dependendo do local onde se encontra o painel, até causar acidentes. Alguns recursos, como o escurecimento do painel do sistema Inviron, ajudam a ajustar o brilho no decorrer do dia, mantendo seu painel sempre atrativo e não incomodando quem o vê.
Além disso, o brilho e o contraste também devem ser adaptados ao ambiente para que haja nitidez nas imagens e textos exibidos.
4. Adeque sua programação
O púbico costuma ser atraído pela novidade.
Por isso, opte por fazer um conteúdo exclusivo e diversificado que siga a identidade visual da empresa e atenda a demanda do público espectador.
Ordene sua grade de programação de acordo com o horário de funcionamento do estabelecimento para que a mensagem seja transmitida no momento ideal de passagem do consumidor lead.
Deseja saber mais sobre como implementar de painéis de LED?
Acesse o nosso site para conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos ou entre em contato com nossa equipe a partir do e-mail contato@inviron.com.br